domingo, 6 de março de 2011

Samba-enredo 2011 - Beija-Flor de Nilópolis





"Meu beija-flor chegou a hora de botar pra fora a felicidade". Com estes versos começa o samba de 2011 da Beija-Flor de Nilópolis. A obra vencedora foi composta por Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira e Théo M. Neto. A parceria era a granda favorita desde o começo e isso foi apenas confirmado na final, quando o samba foi o mais cantado pela quadra. Antes do início da disputa, a diretoria da escola havia pedido aos compositores um samba fácil e leve, em mais uma tentativa de mudar um pouco o estilo da Beija-Flor. Mas pelo jeito isso não vai acontecer tão cedo. O samba escolhido é um dos mais pesados da disputa e que mais se aproximava do estilo tradicional da agremiação. Mesmo assim era o preferido da comunidade e do Carnaval de Avenida, que pela primeira vez acertou o vencedor.

Sobre a composição, sem dúvidas era a melhor das eliminatórias em Nilópolis. A letra é muito bonita, uma verdadeira poesia. Não se resume a simplesmente citar um monte de títulos de músicas de Roberto Carlos, como grande parte das obras concorrentes fez. A melodia é fortíssima, não sendo tão leve como foi pedido mas nem tão pesada quanto os sambas tradicionais da Beija-Flor. Um dos mais belos momentos está no verso "de todas as Marias vêm as bençãos lá do céu", que é também um dos trechos de maior explosão. Apesar de tudo, o diretor de carnaval Laíla já avisou que algumas mudanças devem ser feitas na versão final do samba. Sem dúvida a escola tem em mãos, mais uma vez, uma dos melhores obras do ano. E samba-enredo é uma das grandes especialidades da Beija-Flor, que há quinze anos sempre consegue a nota máxima no quesito.

Em 2011 a Beija-Flor vai desfilar como gosta, sendo a última escola de segunda-feira. Terá um dos enredos de mais apelo popular do ano. "Roberto Carlos: a simplicidade de um Rei", homenagem ao cantor, certamente proporcionará uma grande identificação com o público, o que facilita a interação e empolgação com o desfile, algo que sempre foi um pouco ausente nas apresentações da azul-e-branca. O último título da Beija-Flor foi em 2008, quando desfilou nas mesmas condições, sendo a última do segundo dia. Assim também foi em 2007 e 2005. Por enquanto, condições favoráveis à Deusa da Passarela na busca da sua décima segunda estrela.

BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS - 2011





Compositores: Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira e Théo M. Neto

A saudade
Vem pra reviver o tempo que passou
Ah, essa lembrança foi o que ficou
Momentos que não esqueci
Eu, cheio de fantasias, na luz do rei menino
Lá no meu Cachoeiro
E lá vou eu... Era do rádio, a onda me levar
Na jovem guarda o rock a embalar... Vivi essa paixão
Calhambeque, belos dias
No festival, a primazia
Amigos de fé guardei no coração

Quando o amor invade a alma... É magia
É inspiração pra nossa canção... Poesia
O beijo na flor é só pra dizer
Como é grande o meu amor por você


Nas curvas dessa estrada, a vida em canções
Chora viola nas veredas dos sertões
Lindo é ver a natureza
Por sua beleza clamei em meus versos
No mar navegam emoções
Sonhar faz bem aos corações
Na fé, com o meu Rei seguindo
Outra vez estou aqui vivendo esse momento lindo
De todas as Marias vem as bênçãos lá do céu
Do samba faço oração, poema, emoção

Meu Beija-Flor, chegou a hora
De botar pra fora a felicidade
A alegria de falar do Rei
E mostrar pro mundo essa simplicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários