domingo, 20 de março de 2011

Obama chega ao Rio e discursa ao povo brasileiro nesse domingo



Presidente americano foi antes a Brasília e foi recebido por Dilma Rousseff.

No Rio, ele e a família devem conhecer o Cristo e podem ir à Cidade de Deus.

Após passar o dia em Brasília, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou pouco depois das 20h deste sábado (19) ao Rio de Janeiro, acompanhado da primeira-dama, Michelle Obama, e das filhas do casal, Sasha e Malia.
Família Obama chega ao Rio de Janeiro (Foto: Keiny Andrade / Agência O Globo)Família Obama chega ao Rio de Janeiro (Foto: Keiny Andrade / Agência O Globo)

O avião com a família Obama pousou na base aérea do Galeão, onde foram recepcionados pelo governador Sérgio Cabral e o prefeito da cidade Eduardo Paes. Paes pediu ao presidente americano que tirasse uma foto com seu filho, e foi atendido.
Em seguida, a família Obama e sua comitiva embarcaram em helicópteros que seguiram até o campo do Flamengo, na zona sul da cidade. De lá, foram em carros até um hotel em Copacabana, também na zona sul, onde chegaram por volta das 21h.
Neste domingo (20), Barack Obama, a primeira-dama Michelle e as filhas podem conhecer a Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. À tarde, Obama fará um discurso no Theatro Municipal, no centro. Segundo a Embaixada Americana, o discurso será "ao povo brasileiro". No mesmo horário, Michelle Obama deve visitar o Jardim Botânico ou a Cidade do Samba. Já avisita de Obama ao Cristo Redentor, que era esperada para a parte da manhã, pode ser feita após o discurso do Municipal, segundo informou o consulado americano na noite deste sábado.
A família Obama fica no Rio até a segunda-feira (21) pela manhã, quando embarca para o Chile.
Mais cedo neste sábado, em Brasília, Obama encerrou a primeira etapa de sua viagem ao Brasil deixando como principal marca aautorização para o ataque militar norte-americano à Líbia.Brasília
Após participação em fórum empresarial, Obama fez um pronunciamento para a imprensa norte-americana, não previsto na agenda, sobre a situação na Líbia. Ele anunciou ter autorizado uma "operação militar limitada", sem o uso de soldados em solo.
Em Brasília, Obama acenou com o apoio à aspiração brasileira a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU e fez declarações de interesse em aprofundar as relações comerciais com o Brasil, em especial nos setores energético e de infraestrutura.

Em sua primeira visita oficial ao país, foram assinados dez acordos e memorandos bilaterais envolvendo os dois países. Entre os atos, estão parcerias nas áreas de aviação, comércio, educação e tecnologia.
Um dos documentos assinados pelos representantes dos dois países prevê a cooperação dos Estados Unidos para apoiar o governo brasileiro na organização de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Em comunicado, as nações falaram em parceria global.
O presidente dos EUA chegou a Brasília às 7h30 deste sábado, exatamente no horário agendado. Obama foi recebido pela presidente Dilma Rousseff por volta das 10h30. Ele chegou desacompanhado, passou as tropas em revista e subiu a rampa do palácio ao encontro de Dilma, a quem cumprimentou.
A primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, entrou por um acesso secundário do Planalto. Em seguida, Dilma conduziu o colega norte-americano em uma visita à exposição de artistas brasileiras que será aberta para o público na próxima semana.
Enquanto isso, a primeira-dama dos Estados Unidos, junto com as filhas, aproveitou a visitapara assistir a apresentações do grupo de capoeira Raízes do Brasil e do grupo de percussão Batalá, formado somente por mulheres.
Conselho de Segurança e Líbia
Em outro comunicado conjunto, Obama manifestou seu "apreço" pela aspiração do Brasil de tornar-se membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e reconheceu as responsabilidades globais assumidas pelo Brasil.
Dilma, por sua vez, pediu uma reforma da Organização das Nações Unidas e posteriormente, durante almoço no Itamaraty, reafirmou seu desejo por uma vaga no Conselho de Segurança.
Encontro com empresários
Depois de almoçar com líderes políticos brasileiros no Palácio do Itamaraty, o presidente dos Estados Unidos seguiu para um centro de convenções no centro de Brasília, onde participou de uma Cúpula Empresarial do Brasil com os Estados Unidos.
"Muitos dizem que o Brasil é o país do futuro. Então, o futuro chegou", disse Obama em seu discurso pra os empresários, ressaltando que o avanço se deu por trabalho e por competência especialmente dos dois últimos governantes, mencionando os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da 
Fonte: G1.globo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários