quinta-feira, 17 de março de 2011

Arca das letras


Arca das Letras. Ceará é o segundo do país em número de bibliotecas rurais

O Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega nesta 3a feira (22) e 4a feira (23), mais 84 novas bibliotecas para comunidades rurais dos Territórios da Cidadania Sertão Central, Vales do Curu e Aracatiaçu e Sertões de Canindé.
A ação é resultado da parceria entre o MDA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário do Ceará, órgão coordenador do programa no estado, que conta com apoio de prefeituras, do Instituto Agropolos, da Delegacia Federal do MDA no Ceará e da Secretaria de Cidadania e Justiça.
As arcas (móveis-bibliotecas) do Ceará foram fabricadas por sentenciados dos Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I e II (IPPOO I e IPPOO II). Os sentenciados que fabricam as arcas têm a pena reduzida e recebem bolsas de trabalho do governo do Estado, dentro de seu programa de ressocialização.
Hoje, já funcionam 807 bibliotecas rurais Arca das Letras no Estado, que beneficiam mais de 80 mil famílias moradoras do campo. Foram capacitados 1.600 agentes de leitura que atuam voluntariamente no empréstimo dos livros e no incentivo à leitura nas comunidades.
O Ceará é o segundo estado do país em número de bibliotecas rurais, atrás apenas de Santa Catarina que já alcançou o número de 1.000 arcas das letras implantadas.
O programa Arca das Letras foi criado em 2003 desde então o programa já beneficiou mais de 8 mil comunidades de agricultura familiar, remanescentes de quilombos, assentamentos da reforma agrária, aldeias indígenas e colônias de pescadores de mais de 3 mil municípios de todos os estados do Brasil.
Fonte: liberdadedigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários