terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Após incêndio, escolas de samba do Rio não seráo rebaixadas


Também foi decidido que Portela trocará o dia de desfile e vai para o domingo

08/02/2011 - 06:56


O grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro não terá rebaixamento em 2011. A decisão foi tomada pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) na noite desta segunda-feira (7), após o incêndio na Cidade do Samba, na Zona Portuária, que destruiu os barracões da Grande Rio, União da Ilha e Portela. Também ficou decidido que as três escolas não serão julgadas.

Além disso, haverá mudança na ordem dos desfiles. A Portela, que desfilava na segunda-feira - assim como as outras duas escolas atingidas – passará para o domingo, no lugar da Mocidade, que teve seu desfile transferido para segunda.

Como consequência das mudanças deste ano, em 2012 duas escolas serão rebaixadas para o grupo de acesso, em vez de uma, para voltar a equilibrar o número de agremiações no grupo especial.
No início da noite, houve uma reunião entre o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, e os presidentes de todas as escolas do grupo especial para definir a mudança no regulamento para o desfile do carnaval deste ano.

"Isso é um prejuízo incalculável e nós vamos tentar de alguma maneira fazer um mutirão, reorganizar e ver a possibilidade de se ajustar a ordem de desfile e a estrutura do carnaval de 2011", disse o presidente da Liesa.

O prefeito Eduardo Paes – que havia dado a sugestão de não rebaixar nenhuma escola do Grupo Especial para o Grupo de Acesso logo após o incêndio na manhã desta segunda-feira – afirmou que está levantando recursos para ajudar as escolas afetadas, mas não falou em valores. Segundo ele, nesta terça-feira (8), haverá reuniões na Secretaria de Turismo para buscar recursos na iniciativa privada.
Em Oswaldo Cruz e Madureira, no subúrbio do Rio, Ilha do Governador e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - reduto de Portela, União da Ilha e Grande Rio, respectivamente -, o clima de euforia com a proximidade do carnaval deu lugar a tristeza nesta manhã.
"A gente brincou ontem aqui na rua. A Portela veio muito bem, botou o bloco na rua, aqui ficou superlotado. E, infelizmente, me acontece um negócio desses", disse Mário Galvão, compositor da escola de Madureira, lembrando o ensaio de rua na noite de domingo (6).
Praticamente todas as fantasias da União da Ilha foram queimadas. Só sobraram três que estavam sendo feitas em outro lugar. Entre elas, a fantasia da rainha de bateria Bruna Bruno, que tentou não perder o otimismo. "O Carnaval da Ilha era um carnaval pra vir pro Desfile das Campeãs. E vamos continuar brigando, porque isso vai dar mais garra pra gente", disse Bruna.

O presidente da União da Ilha, Ney Filardi, passou mal e foi medicado. Segundo ele, sete dos oito carros alegóricos foram salvos. Ney disse que mesmo com todo prejuízo, a escola não vai deixar de entrar na avenida. "A União da Ilha vai para a Avenida, mesmo que seja de bermuda, descalço e sem camisa. Vamos desfilar e vamos manter o brilho e a alegria dessa escola tão querida em território nacional", garantiu Filardi.

Mas o barracão que ficou mais destruído foi o da Grande Rio. No sábado, a comunidade estava em festa e realizou um grande ensaio na principal avenida de Duque de Caxias. "Acabei de receber a informação de que meu barracão acabou todo, tentar juntar o que sobrou, se é que sobrou alguma coisa", disse Hélio de Oliveira, presidente da Grande Rio, bastante desolado.

Mas, apesar da tristeza, o desejo é grande de ver as escolas dando a volta por cima neste carnaval. Para as comunidades o importante é se unir nessa hora difícil. "Cantando o samba enredo, que entre a velha guarda na frente da escola e se faça representada, porque é a história. Não podemos deixar um incêndio rasgar a história do carnaval carioca", afirmou o comerciante portelense Estevão Nazareno, resumindo o espírito de luta e esperança para reerguer as escolas atingidas pelo incêndio.

Demolição parcial de barracões atingidos
Após uma vistoria prévia nos galpões atingidos pelo incêndio na Cidade do Samba, o engenheiro representante da Defesa Civil municipal, Luiz André Moreira Alves, informou que toda a estrutura interna do segundo pavimento desses imóveis será demolida.
"Essa foi uma vistoria preliminar, onde nós verificamos que no trecho do segundo pavimento dos galpões que eram utilizados pela Grande Rio, Portela, União da Ilha e parte da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) houve um comprometimento de estrutura na parte superior e a gente vai entrar com uma obra emergencial para fazer a demolição desse pavimento, para que a gente possa manter íntegro o pavimento térreo e causar menos transtornos no local", explicou Luiz André Moreira Alves.
Ainda segundo o engenheiro, a ideia da Defesa Civil é começar a demolição o mais breve possível. "Nós estamos aguardando apenas o parecer do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). Eles liberando o local entramos para fazer a demolição", completou ele.
Cooperação

As escolas de samba do Rio de Janeiro reafirmaram que estão fazendo um mutirão para ajudar as agremiações afetadas pelo incêndio na Cidade do Samba.

"Temos que tentar ajudar quem já está muito prejudicado", disse o carnavalesco da Unidos da Tijuca, Paulo Barros. "Vamos ajudar com o que puder, fantasias, carros alegóricos, até presidente", reiterou a presidente do Salgueiro, Regina Celi.

'Qualquer ajuda é bem-vinda', diz diretor da Ilha
Para o diretor de carnaval da União da Ilha, Márcio André Souza, qualquer ajuda é bem-vinda. "Os presidentes se propuseram a ajudar com alegorias, carros e materiais e o prefeito se dispôs a contribuir com uma ajuda financeira às escolas atingidas", disse ele.
O presidente da Portela, Nilo Figueiredo, acredita na força da solidariedade. "Vamos usar a comunidade para ajudar", afirmou ele. "Confio nas escolas irmãs", resumiu Helinho de Oliveira, da Grande Rio.

Como foi

As chamas na Cidade do Samba, onde funcionam barracões de 14 escolas de samba, foram controladas pouco antes das 11h. Ao todo, 39 carros dos bombeiros de sete quartéis e 80 homens foram enviados ao local. Além de Grande Rio, Portela e União da Ilha, a Liesa também teve seu barracão destruído pelo fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários