segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pesquisa mostra como as imagens afetam a auto-estima das mulheres


A auto-estima de mulheres acima do peso pode simplesmente desabar ao ver fotografias de modelos em revistas (sejam magras ou não). Já mulheres mais magras tendem a elevar sua auto-estima independentemente das fotos apresentadas. É o que mostra um estudo conjunto liderado por Dirk Smeesters, da Universidade Erasmus, na Holanda.
200268 rolled up magazines Pesquisa mostra como as imagens afetam a autoestima das mulheres
O estudo partiu de observações que mostraram que as mulheres com peso normal podiam aumentar ou diminuir sua autoestima, dependendo das imagens apresentadas: ao se depararem com fotos de modelos relativamente magras (nas quais elas se projetavam, de alguma forma) ou muito acima do peso (com as quais elas não se comparavam de maneira alguma), a autoestima tendia a aumentar.
No caso de fotos de modelos extremamente magras acontecia o contrário, a autoestima diminuía, pois elas achavam que não podiam chegar àquele tipo de corpo. Ao ver fotos de modelos um pouco acima do peso, novamente a associação era negativa: elas se enxergavam mais próximas dessas imagens (que não condiziam com um padrão de beleza, considerado por elas, desejável) e a autoestima tornava a baixar.

"Em compensação, as mulheres acima do peso se sentiam muito mal em qualquer uma das situações apresentadas, exatamente o comportamento oposto das mulheres consideradas magras [que tinham índice de massa corporal ]", dizem os autores. "O interessante é que, fora do contexto das experiências com as imagens, todas as mulheres entrevistadas tinham um nível de autoestima muito similar."

A exposição a essas imagens também podia influenciar outros comportamentos das participantes: nas mulheres acima do peso, a intenção de se programar para fazer exercícios aumentava ao verem modelos extremamente magras estampadas nas páginas das revistas (o único ponto positivo, ao que parece).

Talvez a melhor coisa que as mulheres com algum tipo de problema com o peso possam fazer a si mesmas é evitar folhear revistas femininas, sugerem os pesquisadores. Isso pode contribuir positivamente na autoimagem corporal dessas mulheres.
-
Com informações do Journal of Consumer Research

Fonte: http://oqueeutenho.uol.com.br/
-
Notícias relacionadas:
  1. Pesquisa da Unifesp mostra que é possível emagrecer utilizando estratégias de "coaching" Sem a ajuda de medicamentos e com estratégias alcançáveis, as...
  2. Pesquisa revela que metade das mulheres ainda pratica corrida sem orientação profissional Maior pesquisa realizada no País com corredores amadores mostra...
  3. Pesquisa mostra vulnerabilidade do cérebro à obesidade Uma nova pesquisa afirma que uma máxima popular realmente se...
  4. Competição ou satisfação: o que procuram homens e mulheres no esporte? Homens são mais propensos a correr – ou fazer exercícios...
  5. Aprenda a perder peso como os homens Uma das coisas mais irritantes que as mulheres ouvem dos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários