sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Deus conhece o mapa



Quando você olha no espelho e vê a sua imagem nele projetada, o que você observa?

Talvez um fio de cabelo branco, que surgiu nos últimos dias, ou uma pequena marca de expressão que ainda não havia notado.

Talvez perceba algumas olheiras e tente descobrir o que as fez aparecer, deixando seu olhar quase sem brilho.

Enfim, é bem possível que você se detenha a observar apenas a sua aparência exterior, sem atentar para o mundo submerso por trás dessa imagem.

Talvez você nem se lembre do espírito, verdadeiro responsável pela manutenção dos trilhões de células do corpo físico, que no momento lhe serve de roupagem.

Sim, o espírito é a essência do ser. É o grande responsável pela saúde ou pela doença que se manifesta no corpo.

Todas as virtudes ou vícios estão sob o seu comando.

Carl Gustav Jung estabeleceu que o "inconsciente é um verdadeiro oceano, no qual a consciência se encontra quase totalmente mergulhada. E nesse oceano encontram-se guardadas todas as experiências do ser".

Por vezes passamos tanto tempo na superfície, ocupados com as aparências, que perdemos o mapa de nós mesmos, e ficamos a olhar a imagem refletida no espelho, como se observássemos um ilustre desconhecido.

Pela falta do hábito de mergulhar fundo em nossa intimidade, em busca das verdades sobre nós mesmos, passamos a acreditar que somos apenas o que o espelho nos mostra.

E porque essa imagem que vemos refletida não se conserva eternamente com a aparência que desejamos, surge o desespero ou o desencanto.

Agora, com esses elementos de reflexão, olhe-se como um espírito eterno, numa breve experiência no corpo físico e se pergunte:

Quem sou eu? O que faço neste corpo que segue na direção do túmulo? O que o Criador espera de mim? O que me espera além da morte?

Procure mergulhar nesse imenso oceano desconhecido e você encontrará respostas muito significativas para entender-se e entender o mundo a sua volta.

Perceberá que você é, como todo mundo, uma mistura extremamente complexa de capacidades e limitações.

Entenderá que as capacidades são lições já adquiridas e que os limites estão à espera da sua vontade para serem superados.

Fazendo essa auto-análise sincera, perceberá que existe em você um lado que desconhecia e de onde emergem, vez ou outra, sentimentos dos quais não tem controle.

Descobrirá, também, que muitas virtudes estavam escondidas sob a baixa auto-estima ou sob a falta de autoconfiança.

Perceberá que as nuvens de ilusão muitas vezes não lhe permitiram ver o despenhadeiro logo à frente onde você se precipitou e se feriu profundamente.

E que esses ferimentos lhe impediram a rápida retomada do caminho, retardando-lhe o passo.

Tudo isso porque você não se conhece...

Tudo isso porque você não sabe porque está na face da Terra e o que Deus espera de você...

Tudo isso porque você perdeu o mapa de si mesmo e navega sem rumo nesse mar imenso e profundo que existe por trás dessa imagem, velha ou moça, refletida no espelho.

Olhe-se novamente e contemple-se como espírito imortal, que tem sob o seu comando a manutenção dos trilhões de células do seu corpo físico.

Mas se esse mergulho interior estiver difícil, rogue a Deus para que lhe ajude na busca dessa pérola preciosa que ele depositou em sua intimidade.

Deus conhece o mapa.

E o Mestre de Nazaré sabia disso. Por isso Ele nos ensinou que o reino dos céus está dentro de nós.

Portanto, arme-se de vontade e descubra esse valioso tesouro que o Criador guardou na ânfora da sua alma.

Com isso você também descobrirá que é a única pessoa capaz de dirigir seus passos na direção da felicidade tão sonhada, é essa mesma que você está observando, aí, refletida no espelho.

Mensagem enviada por Momento de Reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários