sábado, 16 de outubro de 2010

Acertem seus relógios


Horário de verão entra em vigor à meia-noite deste sábado

À meia-noite de hoje os relógios devem ser adiantados em uma hora

O horário de verão, que retorna hoje e se mantém até o dia 20 de fevereiro de 2011. Durante este período de 127 dias deverá haver uma redução de aproximadamente 5% no consumo de energia elétrica nos momentos de pico de demanda no Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País, segundo e estimativa divulgada ontem pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.

À meia-noite de hoje, (Oh deste domingo, 17), os moradores  do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País devem adiantar os relógios em uma hora.

O principal objetivo do horário de verão é aliviar a carga entre 19h e 21h, período em que a maioria das pessoas chega em casa, toma banho e a iluminação pública é acionada. Como os relógios são adiantados em uma hora, a luz natural do dia passa a ser aproveitada por mais tempo e, consequentemente, o pico do consumo se dilui.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931-1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e prevalesceu por quase meio ano. Atualmente, vários países aderem a tal mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão.
Segundo Grüdtner, no Sudeste e no Centro-Oeste a diminuição do consumo no horário de pico será de 1.945 megawatts: duas vezes o consumo de Brasília nesse horário. A redução geral do consumo, considerando todo o dia, deve ser de 0,5%. No Sul, a redução esperada é de 585 MW.
O horário de verão não é aplicado nas regiões Norte e Nordeste em virtude do ganho considerado pequeno, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Mudança nos Vôos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que as companhias aéreas vão seguir o horário de verão desde a hora da virada, mas recomenda aos passageiros que procurem as empresas para esclarescer quaisquer dúvidas.

Horário bancário
Os bancos acompanham a mudança no horário e devem antecipar em uma hora a abertura e o fechamento das agências nos Estados onde não vigorará o horário de verão, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O objetivo é assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação. Alguns municípios, no entanto, manterão os horários inalterados, como é o caso de Manaus, Belém, Recife e Salvador.

Atendimento Médico
As agências e postos de atendimento manterão fixados cartazes comunicando a mudança de horário de atendimento.


Fonte: www.jornalagora.com.br

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários