quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Reflexão àqueles que gostam de literatura


Gostaria de trazer uma reflexão àqueles que gostam de literatura: estamos aproximando do Natal, um tempo onde há confraternizações, amigos secretos, trocas de presente, etc. Todos são de comum acordo que a venda de livro no Brasil é aquém, sendo assim, porque não presentear os amigos, ou mesmo dar a si de presente um livro?

Mas seria algo diferente, não é apenas dar um livro de presente, mas sim, promover tantos escritores, poetas que estão no anonimato.

Aqueles que participam de sites de relacionamentos, como o orkut, por exemplo, conhecem tantos bons escritores, poetas, no entanto, estes mantêm se no anonimato em termos de sociedade, pois maioria deles não consegue visibilidade de seus trabalhos, 
infelizmente, a mídia que questiona tanto a educação não abre espaço a cultura literária, ou seja, não abre espaços em suas programações para que a literatura seja renovada e assim, ficamos sempre com os mesmo escritores de outros séculos como referencia, sem a atualização da própria literatura brasileira.

Quantos escritores que publicam seus livros de forma independente e ficam com seus belos trabalhos em caixas e mais caixas guardados por falta de divulgação e de vendas? É muito caro produzir livros para manterem guardados, isto leva grandes escritores não publicar seus trabalhos literários.

Convido você amigo (a) a mudar esta história e assim, através de presentear seus amigos com livros, procurem adquirir de escritores que você conhece e sabe que é bom, mas que estão procurando seus espaços, desta maneira eles vão tornando conhecidos e a literatura enriquecendo.

Gostaria de fazer uma observação me usando como referencia, mas sei que é a realidade de muitos escritores e poetas neste Brasil.

Tenho  4 livros publicados; 2 sobre drogas, 2 de poesias e estarei lançando o 5º sobre vendas e ainda só estou publicando por 2 fatores:

Sou teimoso e acredito no meu dom para literatura, pois infelizmente a venda é muito fraca, é desestimulante. Portanto, convido você a mudar esta realidade, dando livros de presente.

Ataíde Lemos 




Um comentário:

  1. Ataide:
    Concordo plenamente com sua reflexão sobre livros, pois enfrento os mesmos problemas,
    mas espero um dia que mude este quadro. Gostaria,
    se possível, trocar um livro de poesias com você?
    Gostei muito de seus poemas. Conte comigo e um abração do wandisley

    ResponderExcluir

Comentários